O nosso criador, Deus, quer ser também o nosso pai. Para nos tornarmos filhas de Deus, precisamos receber Jesus em nossas vidas e crer que ele é o próprio Deus que se tornou homem para pagar na cruz o preço pelos nossos pecados e que ressuscitou ao terceiro dia e hoje reina absoluto nos altos céus. Ele é o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores! João 1.12

sábado, 29 de outubro de 2011

Jovem, bonito, alto, rico e bem-sucedido

Você se interessou, né? Hehehehe!!! Pois é, este homem parece um partidão, não é mesmo? A Bíblia conta a história de um jovem muito bonito, na verdade, o homem mais bonito do país (um "mister" Israel - hehehehehe). Ele era de família rica e foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Seu nome era Saul e os capítulos 9, 10 e 11 do livro 1 Samuel contam sobre o início de sua vida. Quero comentar algumas coisas que me fizeram refletir sobre esses capítulos:

Coincidência?
O pai de Saul perdeu algumas jumentas e isto obrigou Saul a sair à procura das mesmas. Durante esta jornada, ele foi ao encontro do profeta Samuel. Ao chegar na cidade, Samuel veio ao encontro de Saul, pois:
No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: "Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel ... Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: "Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo". 1 Samuel 9.15-17
Isso nos ensina que a perda das jumentas tinha um propósito: o de levar Saul ao encontro de Samuel. Deus já havia determinado isso antes que acontecesse. Perder coisas de valor não é bom, mas muitas vezes Deus deixa que coisas ruins aconteçam para nos levar para perto dele.

Mudança de coração vista por todos!

Após Samuel falar as palavras de Deus para Saul e o mesmo seguir o caminho que Deus ordenou, a Bíblia diz que "Deus mudou o coração de Saul" (1 Samuel 10.9) e logo depois Saul profetizou. E todos que conheciam Saul e o viram profetizando ficaram admirados.
Um encontro verdadeiro com Deus muda o nosso coração e as pessoas que nos conhecem percebem a mudança.

Sou capaz?

Saul sabia muito bem que Deus o tinha escolhido para ser o rei de Israel, porém, quando chegou o momento da sua "eleição", ele se escondeu! (1 Samuel 10.21-22)
Muitas vezes sabemos o que Deus quer de nós, mas não temos coragem de assumir a responsabilidade que Ele nos dá porque olhamos para a nossa capacidade e não para o Seu poder em nós.

Deus levanta pessoas para nos ajudar!

Deus não apenas nos capacita para fazer a sua obra, mas muitas vezes toca o coração de outras pessoas para nos ajudar a realizar a tarefa que Ele nos dá:
"Saul também foi para sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujos corações Deus tinha tocado". 1 Samuel 10:26

Outras pessoas irão nos desprezar...
Não devemos levar em consideração o desprezo:
Alguns vadios, porém, disseram: "Como este homem pode nos salvar? " Desprezaram-no e não lhe trouxeram presente algum. Mas Saul ficou calado1 Samuel 10:27

Não devemos nos vingar
Saul foi vitorioso na primeira batalha que liderou e todo povo se alegrou:
Então o povo disse a Samuel: "Quem foi que perguntou: ‘Será que Saul vai reinar sobre nós? ’ Traga-nos esses homens, e nós os mataremos". Saul, porém, disse: "Hoje ninguém será morto, pois neste dia o Senhor trouxe libertação a Israel"1 Samuel 11:12-13

    segunda-feira, 17 de outubro de 2011

    Declaração de Amor

    Semana passada eu li o livro de Rute. Este é um livro que sempre me encanta! A pessoa que mais me fascina nesta história é a Noemi. Para mim, Noemi é uma inspiração! Quero ser uma mulher como ela!

    Deixa eu explicar porquê. Noemi morava no exterior com o marido e os dois filhos. Os filhos eram casados com estrangeiras e também morreram. As noras, viúvas, sem filhos e muito provavelmente jovens, estavam dispostas a abrir mão dos seus direitos de permanecer em sua terra, retornar para suas famílias, casar-se e ter filhos, para viver com Noemi em seu país. E Noemi tinha perdido tudo, não tinha mais nada. Ela era muito pobre.

    Eu fico pensando: como Noemi era encantadora, a ponto de suas noras estrangeiras a amarem tanto! Imagino que Noemi era extremamente amorosa, uma amiga de verdade, uma mãe para elas! Ela era atraente! Era muito gostoso estar com ela! Ela era uma inspiração!

    Como Noemi era muito sensata, ela não permitiu que as noras fizessem tal "loucura" com suas vidas. Disse para elas retornarem às suas famílias, as abençoou, desejou que casassem novamente e deu-lhes beijos de despedida. Mas a Bíblia diz que elas "choravam alto". Vocês conseguem imaginar uma cena destas? E elas reafirmaram que queriam viver com Noemi e retornar para a sua terra (outro lugar, outra cultura, outro deus). Noemi insistiu novamente, expondo todos os argumentos possíveis. Elas choraram alto mais uma vez e uma das noras deu-lhe um beijo de despedida, mas Rute "se apegou a ela". Noemi insistiu para Rute retornar para o seu povo e os seus deuses, mas vejam o que Rute disse:
    Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! "
    Rute 1.16-17
    Que declaração de amor! E foi dita de uma nora estrangeira e viúva para uma sogra idosa e pobre! Um amor puro, sem nenhum interesse! Que mulher fantástica era Noemi para despertar este amor em Rute! Que inspiração!!!

    sábado, 15 de outubro de 2011

    Entrega Total

    Acabei de ler a história de Ana na Bíblia (1 Samuel 1.1-28). Ela era muito amada pelo marido, mas não podia ter filhos e isso a entristecia profundamente. Seu marido parecia ser muito atencioso e carinhoso, mas não podia resolver o problema de Ana...

    O que ela fez para resolver o seu problema? Ela orou com todo o seu ser para Deus! A Bíblia diz que ela era uma mulher "atribulada de espírito" e estava "amargurada". Então, ela "derramou sua alma" para Deus "chorando abundantemente" e falando do seu "desgosto". Lá também diz que ela foi "perseverante" em sua oração. Após essa entrega total, a Bíblia diz que "o seu semblante já não era triste".

    "Passado algum tempo", Deus respondeu à sua oração!

    E como podemos aplicar essa lição às nossas vidas hoje? Temos um problema que mesmo as pessoas que mais nos amam não podem resolver? Levamos esse problema para Deus? Derramando completamente a nossa alma? Nos expondo, chorando e falando do nosso desgosto? Perseveramos nessa oração? E, no final da oração, conseguimos deixar toda a nossa tristeza nas mãos de Deus? Confiando que Ele tudo pode? Esperando pela sua resposta?