O nosso criador, Deus, quer ser também o nosso pai. Para nos tornarmos filhas de Deus, precisamos receber Jesus em nossas vidas e crer que ele é o próprio Deus que se tornou homem para pagar na cruz o preço pelos nossos pecados e que ressuscitou ao terceiro dia e hoje reina absoluto nos altos céus. Ele é o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores! João 1.12

sábado, 29 de outubro de 2011

Jovem, bonito, alto, rico e bem-sucedido

Você se interessou, né? Hehehehe!!! Pois é, este homem parece um partidão, não é mesmo? A Bíblia conta a história de um jovem muito bonito, na verdade, o homem mais bonito do país (um "mister" Israel - hehehehehe). Ele era de família rica e foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Seu nome era Saul e os capítulos 9, 10 e 11 do livro 1 Samuel contam sobre o início de sua vida. Quero comentar algumas coisas que me fizeram refletir sobre esses capítulos:

Coincidência?
O pai de Saul perdeu algumas jumentas e isto obrigou Saul a sair à procura das mesmas. Durante esta jornada, ele foi ao encontro do profeta Samuel. Ao chegar na cidade, Samuel veio ao encontro de Saul, pois:
No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: "Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel ... Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: "Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo". 1 Samuel 9.15-17
Isso nos ensina que a perda das jumentas tinha um propósito: o de levar Saul ao encontro de Samuel. Deus já havia determinado isso antes que acontecesse. Perder coisas de valor não é bom, mas muitas vezes Deus deixa que coisas ruins aconteçam para nos levar para perto dele.

Mudança de coração vista por todos!

Após Samuel falar as palavras de Deus para Saul e o mesmo seguir o caminho que Deus ordenou, a Bíblia diz que "Deus mudou o coração de Saul" (1 Samuel 10.9) e logo depois Saul profetizou. E todos que conheciam Saul e o viram profetizando ficaram admirados.
Um encontro verdadeiro com Deus muda o nosso coração e as pessoas que nos conhecem percebem a mudança.

Sou capaz?

Saul sabia muito bem que Deus o tinha escolhido para ser o rei de Israel, porém, quando chegou o momento da sua "eleição", ele se escondeu! (1 Samuel 10.21-22)
Muitas vezes sabemos o que Deus quer de nós, mas não temos coragem de assumir a responsabilidade que Ele nos dá porque olhamos para a nossa capacidade e não para o Seu poder em nós.

Deus levanta pessoas para nos ajudar!

Deus não apenas nos capacita para fazer a sua obra, mas muitas vezes toca o coração de outras pessoas para nos ajudar a realizar a tarefa que Ele nos dá:
"Saul também foi para sua casa em Gibeá, acompanhado por guerreiros, cujos corações Deus tinha tocado". 1 Samuel 10:26

Outras pessoas irão nos desprezar...
Não devemos levar em consideração o desprezo:
Alguns vadios, porém, disseram: "Como este homem pode nos salvar? " Desprezaram-no e não lhe trouxeram presente algum. Mas Saul ficou calado1 Samuel 10:27

Não devemos nos vingar
Saul foi vitorioso na primeira batalha que liderou e todo povo se alegrou:
Então o povo disse a Samuel: "Quem foi que perguntou: ‘Será que Saul vai reinar sobre nós? ’ Traga-nos esses homens, e nós os mataremos". Saul, porém, disse: "Hoje ninguém será morto, pois neste dia o Senhor trouxe libertação a Israel"1 Samuel 11:12-13

    Um comentário:

    1. Oi prima querida...que delícia tá teu blog, estou adorando!
      Que Deus abençoe teus caminhos sempre!
      Beijocas no coração da prima que te ama!!!

      ResponderExcluir